Monday, April 7, 2008

“Downloadar” ou não “downloadar”…

Sei que “downloadar” não é uma palavra portuguesa mas… De há uns anos para cá tem-se visto uma caça ao download ilegal e à gravação ilegal de música. Mas como combater este “problema” quando os próprios supostos artistas violam os direitos de autor, ao usarem samples de terceiros e roubarem música uns aos outros sem dar crédito aos autores.

Exemplos há muitos: aquele jovem DJ sueco Eric Prydz, pegou num tema de Steve Winwood (“Valerie”), pôs em loop com a voz do próprio Winwood e mudou o nome para “Call on me”, título que também pertence a outro autor. O tema “Hung Up” da Madonna tem a música “Gimme Gimme Gimme (A Man After Midnight)” dos Abba. Mas o mais descarado dos assaltos foi quando Natalie Imbruglia apresentou como sua a música “Torn” (o “seu” maior sucesso), quando na realidade foi escrita pela banda Ednaswap tendo sido feitos pelo menos dois covers antes de Imbruglia ter “escrito” o tema. E se prestarem atenção a temas de outros famosos vão reparar que já ouviram aquilo noutro sítio!

Agora não me venham dizer que não posso fazer cópias de CDs que eu comprei para assim poder proteger o original de danos – como vem escrito nos CDs que se compram. E quanto a donwloads… Já tentaram ir a uma loja pedir um álbum dos Rose Hill Drive? Posso dizer que é uma missão impossível. A maioria nunca ouviu falar desta banda, embora já tenham actuado no nosso país duas vezes.

A minha resposta? Fica ao critério de cada um, mas quando eu realmente gosto de um álbum e não apenas de uma música, vou comprá-lo.

No comments: