Wednesday, April 16, 2008

Tocha olímpica e democracia

Depois de falar em direitos humanos e censura, podemos incluir neste lote os nossos “amigos” americanos, país em que a censura existe e tem sido cada vez mais praticada. Em certos estados é proibido as mulheres usarem calções, noutros é proibido usar roupa com cintura descaída ou beber bebidas alcoólicas depois das 10 da noite. Existem também lugares com recolher obrigatório. Ainda existe pena de morte, pena essa que de preferência deve ser executada de modo doloroso, de maneira a ser maior o castigo, como se a morte não fosse castigo suficiente. A terra da liberdade…

O que dizer também da nossa bela democracia, onde alguns têm mais direitos que outros? Existe imunidade parlamentar, imunidade para quem concorre para cargos públicos, ou seja, os políticos tem mais protecção que o cidadão comum. Vivemos num dos países mais corruptos da Europa, mas só temos 8 presos por corrupção. O escândalo de corrupção na Câmara de Lisboa não teve culpados e a maioria dos portugueses já esqueceram este “pequeno” incidente. Uma Ministra da Saúde (Leonor Beleza, na altura) mata por negligência, ou não, um número não determinado de hemofílicos, mas nem a julgamento vai. Ou o cúmulo de termos um Primeiro Ministro que mente no seu currículo. A justificação: “toda a gente o faz”. Todos ponto e vírgula. Eu não. Assim como todas as pessoas que tem respeito pela verdade e honra no que fazem.

Todos nós gostamos de pagar menos pelo que consumimos. Por isso vamos continuar a comprar produtos “Made in China”, Indonésia ou outros países, onde os produtos são fabricados por trabalhadores mal pagos, jovens demais para trabalhar, etc…

Uma última nota: vejam os exemplos da Finlândia ou Irlanda. Sempre que existem indícios de comportamento menos correcto dos seus governantes, estes demitem-se. Ou então podemos ir ao extremo, como este caso chinês, em que o Ministro da Saúde foi executado por ter comprado comprimidos falsificados, que provocaram a morte a quem os tomou.

No comments: